segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sala de convivio no hospital

Cheguei ao hospital às 12h50m, segundo um autocolante que me puseram ao peito.
Depois de me porem uma fita verde (pouco urgente) no pulso mandaram-me para uma sala de espera com 20 cadeiras, com um pilar mais ou menos no centro e pessoas em cadeiras de rodas mais ou menos "arrumadas" de acordo com o espaço!
Fui chamada, a primeira vez para o médico me ver, às 15h20m. 10 minutos antes do tempo que eu tinha estabelecido considerável para esperar dado o combustível que gastei para lá chegar e a quantidade de pulseiras amarelas (urgente) que via na sala.
Entre uma chamada e outra regressava à sala de espera, cada vez com mais gente, a conversar cada vez mais alto, o que tornava praticamente impossível de perceber o nome que iam chamando no sistema sonoro.
Não tinha percebido, quando entrei nas urgências, o porquê de estar um bombeiro à porta da entrada para a zona de atendimento dos médicos! Mas, depois das muitas horas à espera (ainda bem que tinha almoçado antes) percebi que se deslocam famílias inteiras com crianças e afins para a sala de urgências do hospital!
Tirando um Sr. que sangrou durante o tempo todo que lá estive e que mal se conseguia mexer, uma Sr.ª que não dava sinal, um puto que tinha partido o braço a jogar futebol e eu... as restantes pessoas que estavam a ocupar a porcaria das cadeiras para os doentes ou eram familiares (cada doente trazia, no mínimo, mais 3 pessoas com ele) ou era gente que eu não consegui perceber o que lá estavam a fazer!!!!
Ao meu lado, duas cachopas falavam mal da família do namorado de uma delas, na ponta duas mulheres estavam a tentar perceber de quem uma era prima ou viúva ou sobrinha, a família do puto da bola discutia futebol e se ele tinha sido ou não um dos melhores jogadores em campo...
Um tarde inteirinha!!!??? Eu saí de lá logo que pude e eram 17h! E a maior parte das pessoas ainda lá ficou, a conversar e outras coisas que tais na sala de espera das urgências!!!

Depois queixam-se que os médicos não são simpáticos e que o bombeiro seja preciso à porta!

Eu achava que as urgências serviam para quem precisa urgentemente de cuidados médicos, obviamente que estava enganada. Para a próxima ligo com antecedência para as minhas primas, que já não vejo faz tempo, e vamos jogar às cartas para a sala de urgências do hospital!!!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E assim acontece...

Carlos Pinto Coelho fazia o «Acontece» que eu devorava.
Nas noticias podia ler-se que, na RTP, estava o único telediário cultural da Europa e tudo e tudo e tudo.
Mas, em 2003, acabaram com o programa porque supostamente iam fazer mais com menos dinheiro (o meu pai estava interessado na receita mas ninguém lhe explicou como isso era possível!) a realidade é que o «Acontece» foi alvo de uma forte polémica no início do ano de 2003 quando o ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, disse, no parlamento, que os custos elevados do programa dariam para pagar uma viagem à volta do mundo a cada um dos seus espectadores.
É que sabem, eu sentava-me a ver televisão porque ouvia falar bem Português, ouvia conversas sobre livros e espectáculos e filmes e exposições e admirava tanto o nosso país. Quando o programa acabava eu ia sempre trabalhar na composição, ou afim, para ganhar o prémio do programa: caixas de livros, ou cds ou algo similar.
Cultura, era isso que saia tão caro e eu não percebia!
Indignada, quando escrevi, na altura, para a RTP para não deixarem o programa acabar, e não sabia que os livros enfiados numa caixa era mais caros que os carros, e as lanchas, e os electrodomésticos que se ganhavam nos outros concursos! 
Enfim, vou ver se troco um ou outro livro por um carrito! 
Também a escrever como se escreve nas revistas quem precisa de livros!??

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bactéria

A NASA descobriu uma bactéria capaz de se alimentar de um elemento que não é habitual nas restantes formas de vida terrestres (até agora conhecidas e tabeladas).

Ora, quem estava a ver a tvi ontem ouviu: NASA descobre vida extraterrestre
e, o comum dos mortais (eu incluindo) pensou em Marte, Júpiter e outros que tais!
Homens verdes e com n cabeças!
Mas não... a vida extraterrestre está, afinal, nos estado unidos (para variar)
mais precisamente na Califórnia, basta olhar para um ou outro filmezito para concluir este facto, mas, a cientista precisou de mais tempo e, de um microscópio!

A minha dúvida é: por que raio é que é extraterrestre?
Está na Califórnia é certo, mas também não é preciso exagerar!!!
Tinha ideia que o planeta Terra era único, enganei-me!

... e porque raio acontece tudo nos estados unidos?!!
Toda a gente fala inglês?!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

wikileaks

em parte incerta... é onde está o fundador do wikileaks!
ora vejamos... tem um mandado de captura porque, no preciso momento em que fez algumas revelações comprometedoras (não que não estivéssemos à espera da maioria) foi descoberto que ele violou e fez o diabo a quatro a uma rapariga qualquer!
Neste preciso momento!
A coincidência é uma coisa espantosa, não é verdade??

O Luis Amado deve estar contente, enquanto falam do homem mau fundador do wikileaks, pode ser que ninguém se lembre dele!

Afinal...
o ultraje será o homem mau que revelou os segredos dos poderosos e politicos
ou os grupos/partidos que supostamente foram eleitos para nos servir e melhorar a nossa condição social e nada fazem?!!

O que é certo e o que é errado?

sábado, 25 de setembro de 2010

sou médium e não sabia

hoje fiz o caminho que normalmente faço para me deslocar para o local de trabalho
por acaso vim um bocadinho mais cedo
e... mais ou menos a meio da viagem... a estrada estava cortada!
tinha um sinal amarelo (no sitio onde estava cortada) a avisar os dias do respectivo corte (como se eu fosse obrigada a passar ali todos os dias para saber quando não posso passar)
no local onde estava parada não havia mais indicação nenhuma sobre onde e como seguir viagem (por acaso estava lá um sr que explicou o caminho alternativo)
ao fazer o caminho inverso, para ir pelo dito desvio, vejo que (neste sentido) existia, de facto, uma setinha (era mesmo pequena) amarela a indicar o desvio (penso eu que deve ser isso porque, nem estava lá isso escrito, estava apenas a direcção de uma terriola próxima!)
por acaso cheguei a tempo!

Ora... a indicação apenas neste sentido indica uma total e completa confiança na vidência dos condutores que, obviamente, nunca teriam feito o caminho todo que eu fiz para apenas depois voltar para trás!!!
Os carros todos que estavam ali deviam estar mesmo mesmo a pensar nisso, e extremamente gratos por tão agradável passeio.
As gasolineiras agradecem!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ponte

de entre muitas das bem feitas obras que se vêm nas estradas portuguesas existe uma que gosto particularmente...  as obras numa determinada ponte!

primeiro porque está no caminho que faço habitulmente
segundo porque está em obras desde (quase) o ano passado
terceiro não só as obras ainda não acabaram como a ponte não está nem maior nem mais larga!

Era de esperar que, se se demora tanto tempo a "arranjar" algo pelo menos fique melhor do que aquilo que estava!!
Mas nãaaaao!!
Esta ponte continua estreita, só passa um veículo de cada vez e, na maior parte das vezes, o civismo e o conhecimento do código da estrada, existente no "quem passa primeiro" não existe lá muito!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

existe vida em Marte

pensando no planeta vermelho, algo seco e árido... tudo a ver com Beja
mas... existe vida neste planeta vermelho... existe vida!!!
relembrando o assunto da lavandaria....
hoje fui lavar a roupita... again...e ...a minha roupa estava fora da máquina de secar
... seca (completamente seca)...e ...tchan tchan tchan tchan...DOBRADA
eu voltei a acreditar...

I believe brothers!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eu sou pelo touro

Faz algum tempo fui assistir a uma largada de touros. Não é que fosse muito entusiasmada, mas não havia muita coisa para fazer e a companhia era interessante, por isso... lá fui eu...
Estava a pensar que seria do género das que vi no Montijo ou até mesmo na Covilhã mas... não... o toiro estava preso.
"É touro à corda" gritava um velhote.
"Quê?" respondia eu entre dentes!!!
O dito animal de 4 patas (sim porque os outros só mesmo visto) estava preso com uma corda onde uns homens, através desta, interferiam com o caminhar do animal.
O interessante era ver a coragem de uns e outros face a uma animal preso! E que ainda assim apanhou uns quantos!!! :)
Acho que isso é devido totalmente à perícia soberba do animal de 4 patas, e não à falta da mesma de uns e outros (de 2 patas, claro está).
Foi com tristeza que não vi muita gente a agarrar as pernas e a coxear pelas ruas... triste... eu sou pelo touro.
Já que se querem meter com ele, pelo menos que seja nas mesmas condições... amarre-se o pessoal!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

consumo de álcool

Acabei de ouvir no jornal da noite na sic, um senhor muito entendido no assunto (porque são só esses que falam nestas coisas, claro está), a falar sobre o consumo de álcool a menores de 16 anos... Coisa e tal e num sei quê e mais umas quantas palavras para despistar os menos atentos (e os mais atentos às vezes) quando são ouvidas as seguintes palavras (isto não é exacto exacto porque não sou um gravador mas... tá lá perto): Vamos acabar com esta proibição porque (segundo a ASAE) é complicadissimo fiscalizar estas acções, porque quando as pessoas notam que estamos perto não prevaricam!
Temos aqui duas coisas extraordinárias, ora bem, os prevaricadores não prevaricam quando as autoridades estão perto! Onde já se viu! Agora andar  prevaricar nas costas das autoridades! Não se faz, é feito e destabiliza os moçoilos coitadinhos!
E (esta agora tem truque) como não é possível fiscalizar algo deixa de ser proibido. A esta hora está o ladrão a esfregar as mãos e a pensar que, se calhar, vai deixar de ser preciso tapar a cara e entrar pelas traseiras e estão os Chineses a pensar que vai sobrar mais para eles!

domingo, 9 de maio de 2010

Benfica campeão

hoje o benfica é campeão e saiu muita gente para a rua para comemorar, até aqui nada de novo mas, uma das entrevistadas pelo jornalista diz, entre outras coisas, que está muito muito muuuito contente com a vitória, que manda um beijo à filha porque hoje ela faz anos e que a mamã está com ela, mas que está muuuuuuuito contente com a vitória do benfica....

vejamos com alguma calma.. o benfica é uma coisa deveras extraordinária... senão reparem... esta mãe saiu para a rua no dia de aniversário da filha e, reparem mais uma vez, refere a vitória no campeonato e depois (apenas depois) refere a filha. E diz que a mamã está com ela embora esteja na rua, claramente uma qualidade de omnipresença.
Isto é extraordinário (perdoem se me estou a repetir), esta dedicação se fosse voltada para outra coisa, como, sei lá, produzir energia, fazer naves espaciais, fritar batatas ou (até) para o trabalho este país era uma potência mundial... aliás ... este país era o mundo!
Vamos conquistar o mundo com o benfica

sábado, 1 de maio de 2010

dedões

Nota: uso esta palavra com a expressão brasileira para realçar mais a qualidade do dito dedo.

Ora bem, não percebo, deve existir num lado qualquer um desconto, uns tickets de refeições grátis, umas amostras que fazem crescer cabelo e coisa e tal, para comprar sandálias do número abaixo do número que realmente se calça!
Porque eu vejo, em mais sítios que um, que as pessoas andam com sandálias e chinelos (e afins), com os dedões de fora (e o calcanhar não quer ser diferente e ajuda a festa)! mas os dedos é que eu não percebo!
O calçado pode ser experimentado no acto da compra (tirando quem compra no ebay mas isso é outra coisa), será que a vendedora diz: "olhe que esse chinelito não lhe assenta bem, os dedos ficam todos bem aconchegados, leve antes 3 números abaixo, isso sim está na moda"!

Ou será que é o "leve dois que não servem e pague só um que não devia calçar"???
Isto tudo combinado com uns dedos tortitos e embrulhaditos... ai (suspiro)... é ainda melhor.
Não estou a dizer que existem pessoas que não deviam usar calçado aberto, porque o calor e a praia toca a todos mas... não podiam olhar para os pés antes de sair à rua??!

Acho este um assunto extraordinário e é estranho a Paula Bobone ainda não ter elaborado uma tese sobre isto.

domingo, 21 de março de 2010

lavandaria

No sitio onde lavo a roupa tem umas seis máquinas de lavar e outras tantas de secar.
Esqueceram-se foi de por uns papeis com as instruções de utilização das mesmas, em letras garrafais e em cores chamativas, porque creio que de outra forma não vão lá!
É preciso explicar (o que a mamã não ensinou):
 .  que quando se retira a roupa da máquina de lavar se tira mesmo a roupa toda (eu sei que a partilha é bonita e coisa e tal mas andar com as duas meias iguais também)
 .  que a máquina de secar não necessita de detergente para fazer o que ela tem a fazer
 .  que quando se abre a porta da maquina de secar (para ver se a roupa que lá está já está seca) a porta deve ser fechada novamente e que se deve carregar num botãozito (nada importante) que tem escrito on/off (não sei, se calhar para continuar a secar a roupa das outras pessoas!!!!)
 .  que quando a roupa já está seca (das outras pessoas, claro está) a roupa não se embrulha num formato tipo coisa (é certo que dá muitíssimo mais jeito para por no saco, tudo juntinho e assim ao molho) mas tem  um inconveniente (pequenino) de depois ser quase impossível por direito!!

Ah! e que quando vamos embora não custa nada (mas mesmo nada) limpar o filtro, despejar a água e deixar (sei lá) limpo o que se usou!

segunda-feira, 8 de março de 2010

dia da mulher

Alguns não devem ter reparado mas para mim (e provavelmente para outras tantas) o dia da mulher é um pouco (uns dias mais outros nem tanto) todos os dias!!!
Não sei, nasci assim e... olha... é dia da mulher todos os dias disse-me a minha mãe loguinho depois de eu nascer!
Compreendo que se tenha de por nomes aos dias, ser dia 1, 2 ou 30 já não chega e há que colorir a existência mas... sei lá.. arranjem-lhe outros nomes!
É que sabem, relembrar uma altura onde as mulheres não votavam, não conduziam, não falavam, não nada, é benéfico para alcançar uma sociedade equilibrada e dinâmica mas... daqui a uns anitos (escassos prevejo) também será o dia do homem todos os dias... para relembrar uma altura (que já não é muito esta) onde os homens ainda pensavam que mandavam alguma coisa.

(ok ok, foi demais mas... não consigo parar de rir)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

campanha contra o preconceito

A cidade de Lisboa decidiu juntar-se ao universo dos pensantes e apoiou uma campanha contra o preconceito. Ou seja, pela cidade, nos locais mais públicos, pode ser visto, por exemplo, um cartaz onde está escrito «Se a tua mãe fosse lésbica mudava alguma coisa?» Ora, as respostas a esta publicidade foram recheadas de uma humanidade e inteligência tal que não resisto a partilhar algumas.
Temos a resposta: "Acho esta publicidade muito ofensiva"
O que isto quer dizer? Vamos analisar: Das 9 palavras que compõem esta publicidade alguma tem de ser ofensiva... será "Se"? Pode ser, dá uma sensação de incerteza! Será "mudava"? Ninguém gosta de mudanças, implica mexer e tal e dá trabalho! Será "mãe"? Ora é isso mesmo, o "filho da mãe" é um conjunto de palavras feias, ainda mais quando se substitui "mãe" por a outra palavra que começa com um "p" e acaba em "a" e no meio tem "ut".
Pronto, este mistério tá resolvido!

Temos a resposta: "Ai mudava qualquer coisa"
O que isto quer dizer? Vamos analisar: Primeiro o rapaz para começar a frase com "ai" deve ser completamente acertado naquilo que vai dizer, depois o "qualquer coisa" é mesmo o que se diz quando se sabe do que se fala, quando se pensou no que se fala e quando se tem muitas coisas inteligentes para dizer!
Pronto, mais outro resolvido!

Temos a resposta: "Claro, eu não tinha nascido"
O que isto quer dizer? Vamos analisar: Antes demais, eu tenho de dizer que esta resposta me fez crer que estamos perante alguém completamente culto e dotado de uma enorme inteligência! Porque é mesmo isso que a frase da publicidade quer dizer, atão não! Mas olha que... não tinha sido mau de todo... isto é, a não existência deste ser.
E outro mistério resolvido.

Também não se pode esquecer as "não é coisa de Deus" e afins, isto vindo de pessoas que, ou nunca leram a bíblia ou não se lembram que Deus escolheu uma prostituta para o acompanhar até à cruz e que disse para nos amar-mos uns aos outros, entre outras coisas assim sem importância, ao que parece!

É certo que a ignorância é uma benção, mas precisa ser assim tanta?!!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

estrada, estradinha e estradona

Gosto bastante de conduzir...ó sim... na estradinha pequenina e atafulhadita de carros que andam a 30 [km/h] numa zona de 120 [km/h], que utilizam a sinalética apropriada (vulgo pisca) para a esquerda quando pretendem virar para a direita, ou até nem virar para lado nenhum, mas é tão bom deixar os restantes indivíduos desnorteaditos!
Também gosto bastante daquele grupinho, que deve ter estado com muito mais atenção que eu nas aulas de condução, onde explicaram que a faixa da esquerda é para usar ininterruptamente, mesmo quando existe uma fila de carros a tentar desesperadamente ultrapassar!
E aqueles que não dão o sinal onde vão sair nas rotundas, deixando os outros à espera (sim porque ninguém tem mais nada que fazer e é tão giro olhar para os carritos) ou, ainda mais, daqueles que fazem a rotunda toda por fora, várias vezes mais que uma vez!
Gosto... gosto mesmo... nessas alturas a estradona é tão... estradona!

sábado, 16 de janeiro de 2010

que bem que se está aqui!

Num jogo de futebol, como tantos outros, foi feito um minuto de silêncio antes de a disputa começar.
Ora imagem lá a cena: estão os jogadores em pé, abraçados uns aos outros, estão os elementos da equipa de arbitragem quietos e parados :) e... nas bancadas, entre um ou outro elemento que se encontra efectivamente consciente, la está...um punhado de gente (mas um punhado assim grande) sentada, de perna cruzada e de braços abertos. Tenho a certeza que não vi ninguém escarrar para o lado apenas porque não olhei para o sitio certo, na hora exacta!!!
Onde está o respeito?
Onde está a noção de estupidez?
Onde está a consciência?
Bem, se fosse um minuto de silêncio porque o Ronaldo, ao cortar as unhas (imaginando que ele as corta a ele próprio) arrancou um pedacinho de carne e ficou destroçado, aí sim... tinham os Sr. Importantes a tomar a mais recta das posições e manter-se-iam calados até ao ultimo dos segundos!
Mas agora, por alguém que perdeu a vida e que, se calhar, nem aparece na televisão ou nas revistas! Que trabalheira agora levantar-me... e logo eu, que tou aqui tão bem!!!

Nem sei porque me espanto... já vi pessoas sentadas no chão quando se encontrava a tocar o hino nacional!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

wc para "tecla 3"

nota: neste post a palavra deficiente refere-se, à falta de uma melhor, às pessoas cuja cromice e estupidez se combinam duma forma... única

acho que os locais públicos deviam arranjar mais espaço para um wc para deficientes!
tal espaço devia ter uns avisos luminosos e com indicações precisas para, em caso de dúvidas complicadas e importantíssimas, esses seres saberem sempre o que fazer.
como, por exemplo: «ohh este chão tão lavadinho mesmo aqui à mão, para que vou usar a sanita quando posso fazer já aqui??», ou «bem, tanto trabalho que tive, agora para quê puxar o autoclismo, se posso partilhar com o mundo o que me vai na alma e arredores?»
acho que esses pedacinhos de criatividade deviam, sei lá, ser contratados por um clube de futebol ou um circo altamente prestigiado, porque, diga-se de passagem, deve ser preciso muita habilidade para acertar com os pinguinhos (depende da escala de cada um, mas eu decidi ser amável) no rebordo pequenino!

Ah! Importante seria uma placa gigantesca à saída (depois de lavarem as mãos, obviamente) onde especificaria que: por muito bom que se seja com os pinguinhos, não custa nada, mesmo nada pegar na porcaria do papel higiénico, ou uma outra coisa qualquer, e LIMPAR A PORCARIA QUE SE FEZ.

Nota 2: Não ia por caps lock, mas não consegui resistir!